Archipelago

image

Archipelago

O ensemble Arquipélago foi criado por Lorenzo Colitto como meio para sintetizar experiências desenvolvidas ao longo de cerca de três décadas como líder e parceiro de importantes conjuntos com os mais  prestigiados músicos da música antiga.

Entre as colaborações mais prestigiadas estão as do ensemble “Europa Galante” e de Fábio Biondi.

As colaborações artísticas em que o ensemble Archipélago pode contar são numerosas e com músicos do mais alto nível no panorama musical europeu.

O ensemble Archipelago pretende redescobrir a música dos séculos XVII e XVIII, com particular atenção ao repertório de Bolonha.

O ensemble Archipelago já tocou em várias formações em Roma (Teatro Olimpico), Hong Kong (como parte das celebrações made in Italy promovidas pela Câmara de Comércio Italiana), Bridgetown (Austrália-WA) para o Blackriver Chamber Music Festival (com 5 diferentes programas temáticos), Melbourne (VIC, Austrália), o Belvedere Lantieri em Zemono (Eslovénia) para uma série de eventos culturais, Festival de Callas (França), festival de música antiga em Faro (Portugal), Tsuyama (Japão), para as celebrações do vigésimo aniversário da parceria cidade gémea entre Santa Fé (NM – EUA) e Tsuyama, em Santa Fé (Novo México, na igreja mais antiga dos EUA, Capela de São Miguel) e Albuquerque (EUA), e em várias ocasiões para o festival de música antiga organizado pela Accademia Bizina Ravenina em Ravenna e Bagnacavallo.

Nas últimas aparições em Itália e no Archipelago de Portugal apresentou pela primeira vez nos tempos modernos algumas sonatas do compositor bolonhês G.A.V Aldrovandini. Precisamente nos últimos dias, registou no sul de Portugal as dez sonatas trio que constituem a ópera V.


Músicos do ensemble

Archipelago

Francesco Romano

Archlute e Guitarra

Archipelago

João Janeiro

Cravo & Baixo contínuo

Archipelago

Lorenzo Colitto

Violino concertino

Archipelago

Marcello Scandelli

Violoncelo


Fotos

image